You are here

researchers2-1920x589px.jpg

Investigadores

À medida que a população europeia envelhece, como poderão os trabalhadores, os empregadores e os seus representantes, os decisores políticos e os governos, unir mais eficazmente os seus esforços para que os trabalhadores tenham uma vida profissional longa e saudável? Que fatores promovem ou impedem uma vida profissional saudável e produtiva? Estas são algumas das principais perguntas com que os investigadores da SST estão atualmente confrontados, sobretudo tendo em conta que, em circunstâncias favoráveis, o trabalho faz comprovadamente bem à saúde.

O projeto-piloto europeu «Trabalho mais seguro e saudável em qualquer idade» é uma fonte importante para a realização de novos estudos nesta área. Indicam-se a seguir as ligações aos relatórios desse projeto e a muitas publicações, constantemente atualizadas, produzidas pela EU-OSHA.

> Torne-se um autor «OSHwiki»

Recursos recomendados para si

Publicações

A EU-OSHA publica uma vasta gama de estudos, que podem ser descarregados gratuitamente. Por exemplo, o relatório abaixo indicado analisa uma questão fundamental no âmbito do envelhecimento da população ativa da Europa.

Trabalho mais seguro e mais saudável em qualquer idade – inventários por país

Os inventários por país examinam as políticas, as estratégias e os programas dos Estados-Membros e dos países da AECL que visam responder aos desafios colocados pelo envelhecimento da população ativa no domínio da segurança e saúde no trabalho (SST) e nos vários domínios de ação que afetam a SST, incluindo políticas, estratégias e programas relativos à reabilitação e ao regresso ao trabalho. 


Ver mais

A nossa gama completa de publicações abrange todas as questões importantes para que se mantenha a par da evolução demográfica e em matéria de envelhecimento saudável.

Projeto do Parlamento Europeu: «Trabalho mais seguro e saudável em qualquer idade»

Apresentação do certame em 2-3 frases adaptadas às necessidades dos empregadores:

Projeto do Parlamento Europeu: «Trabalho mais seguro e saudável em qualquer idade»

O objetivo geral do projeto-piloto do Parlamento Europeu «Trabalho mais seguro e saudável em qualquer idade» era apoiar o desenvolvimento de políticas nesta área. Iniciado em junho de 2013, terminou no final de 2015. Do projeto resultaram relatórios sobre a SST e os trabalhadores idosos, as questões de género, os trabalhadores idosos e a reabilitação, bem como uma análise de 32 relatórios nacionais e o relatório final do projeto.

> Visite a página do projeto no sítio web da EU-OSHA


Outros recursos relevantes

A EU-OSHA compilou uma grande variedade de estudos de casos e ferramentas, mostrando algumas das estratégias já adotadas para enfrentar, na prática, as questões relativas ao envelhecimento da população ativa da Europa.