You are here

policy-makers-1920x589px.jpg

Decisores políticos

A Estratégia Europa 2020 identifica a evolução demográfica como um dos principais desafios com que a Europa está confrontada. Como esta estratégia salienta, um ambiente de trabalho seguro e saudável é essencial para aumentar o potencial e o empenhamento dos trabalhadores, bem como a competitividade das empresas. Dado que a grande maioria dos europeus trabalha em pequenas e médias empresas (PME) e em microempresas, é crucial apoiar as empresas de menor dimensão para responder aos desafios do envelhecimento da mão-de-obra e combater a discriminação. A campanha «Locais de trabalho seguros e saudáveis» 2016–2017 visa incentivar os decisores políticos a abordarem questões relativas ao envelhecimento saudável no local de trabalho.

O projeto-piloto do Parlamento Europeu «Trabalho mais seguro e saudável em qualquer idade», financiado pela Comissão Europeia, tinha por objetivo investigar as políticas e estratégias existentes e melhorar a sua aplicação, reforçar o intercâmbio de boas práticas e contribuir para o desenvolvimento de políticas futuras no contexto do envelhecimento da população ativa. A campanha «Locais de trabalho seguros e saudáveis» 2016–2017 irá divulgar os seus resultados e incentivar a mudança, além de dar a conhecer as políticas e os recursos já existentes na Europa.

Recursos recomendados para si

Projeto do Parlamento Europeu: «Trabalho mais seguro e saudável em qualquer idade»

O projeto-piloto do Parlamento Europeu «Trabalho mais seguro e saudável em qualquer idade» tinha por objetivo investigar as políticas e estratégias existentes e melhorar a sua aplicação, reforçar o intercâmbio de boas práticas e contribuir para o desenvolvimento de políticas futuras no contexto do envelhecimento da população ativa. Iniciado em junho de 2013, terminou no final de 2015. O projeto produziu vários relatórios:

  • A SST e os trabalhadores idosos
  • A SST, as questões de género e os trabalhadores idosos
  • Reabilitação
  • Análise de 30 relatórios nacionais
  • Relatório final do projeto

Visite a página do projeto no sítio web da EU-OSHA

Outros recursos relevantes

Também estão disponíveis estudos de casos e ferramentas práticas que mostram algumas estratégias adotadas pelos países em toda a Europa. Neles poderá encontrar, em particular, algumas iniciativas e recursos que beneficiaram as PME e os seus trabalhadores.