You are here

OSHprofessionals-1920x589px.jpg

Profissionais de SST

No contexto do envelhecimento da população ativa, é cada vez mais importante que os trabalhadores e empregadores colaborem na promoção do trabalho sustentável para todos. É necessário garantir condições de trabalho justas, seguras e saudáveis desde o início até ao fim da vida profissional para que os trabalhadores envelheçam de forma saudável e cheguem à reforma com boa saúde.

A Campanha «Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis» disponibiliza várias ferramentas e recursos relacionados com o envelhecimento saudável no local de trabalho, que poderá utilizar para facilitar o intercâmbio de boas práticas e divulgar as histórias de sucesso existentes.

Recursos recomendados para si

Estudos de casos

Escolhemos estudos de casos que provam claramente os benefícios, para trabalhadores e empregadores, de uma gestão cuidadosa dos riscos e da promoção do trabalho sustentável ao longo da vida, como se vê no caso seguinte.

14/02/2014

Gestão em função da idade na Saarioinen Ltd

A Saarioinen, uma empresa do setor da indústria e da distribuição, registou um aumento do absentismo prolongado por doença e do abandono precoce da vida ativa devido a lesões musculosqueléticas. Para combater este problema e reduzir os custos a ele associados, adotou um programa de gestão em função da idade.

Ver mais

Os vários estudos de casos que apresentamos podem ajudá-lo a promover a mudança. Neles encontrará exemplos de todos os tipos de setores e de empresas de todas as dimensões.

Publicações

Desde estudos aprofundados sobre o estado dos conhecimentos nesta matéria até desdobráveis de fácil leitura, as nossas publicações oferecem-lhe tudo o que necessita para melhorar a sua prática e manter-se atualizado. A análise seguinte é apenas um exemplo dos valiosos recursos disponíveis.

Reabilitação e regresso ao trabalho: uma análise dos sistemas e programas da UE e dos seus Estados-Membros

Este relatório investiga os sistemas de reabilitação e regresso ao trabalho em vigor nos 28 Estados-Membros da UE e nos países da EFTA, analisando os fatores que intervêm no desenvolvimento e na aplicação de tais sistemas.


Ver mais

As nossas publicações abordam todas estas questões para o manter informado sobre os conhecimentos mais recentes sobre a evolução demográfica e o envelhecimento saudável.

Ferramentas e orientações práticas

Estão disponíveis muitas ferramentas de utilização simples e documentos de orientação destinados a auxiliar as empresas, por mais pequenas que sejam, a encontrar soluções práticas de gestão da SST. Neste aspeto, gostaríamos de destacar um exemplo particular.

Índice de Capacidade para o Trabalho

O Índice de Capacidade para o Trabalho (ICT) é um instrumento validado que avalia a capacidade individual para o trabalho de cada trabalhador. Baseia-se na investigação prática realizada no domínio da saúde no trabalho.

Ver mais

Compilámos uma série de ferramentas de gestão da SST já existentes. Entre elas encontrará certamente algo que auxilie os seus colaboradores a tomarem as decisões mais corretas.

Guia eletrónico

O nosso guia eletrónico descreve todas as questões relativas ao tema da campanha em termos claros e práticos, além de oferecer conselhos de gestão dos riscos. Com a ajuda do guia, poderá promover uma melhor abordagem à gestão do envelhecimento da população ativa.

Outros recursos relevantes

Os nossos recursos — que incluem uma curta-metragem de caráter lúdico, infografias apelativas e vários materiais de campanha em 25 línguas — ajudá-lo-ão a transmitir a mensagem de que o envelhecimento saudável diz respeito a todos: trabalhadores e empregadores, novos e idosos.