You are here

HRmanagers-1920x589px.jpg

responsables de Recursos Humanos

A demografia da Europa e, consequentemente, a sua população ativa estão a mudar. As práticas de gestão dos recursos humanos devem ter em conta o envelhecimento da população para que as empresas possam materializar todo o seu potencial. Uma boa organização e uma boa conceção dos locais de trabalho são boas para os trabalhadores — e boas para as empresas.

Os locais de trabalho seguros e saudáveis, graças às condições de trabalho que promovem, permitem que os seus trabalhadores tenham uma vida profissional longa. Nenhuma organização quer perder trabalhadores experientes e competentes desnecessariamente. Poderá ser necessário — e também eficaz — adaptar o trabalho às capacidades funcionais de cada indivíduo. As políticas de regresso ao trabalho também são cada vez mais importantes no contexto do envelhecimento da população ativa.

Recursos recomendados para si

Guia eletrónico

Consulte o nosso guia eletrónico para obter uma explicação clara e exaustiva de todas as questões relacionadas com o envelhecimento da população ativa e sugestões práticas sobre o modo de lhe fazer face. Nele encontrará conselhos sobre as melhores estratégias para garantir que os trabalhadores se mantêm seguros e saudáveis, e capazes de contribuir plenamente com o seu trabalho, a longo prazo.

Ferramentas e orientações práticas

Já existem muitas outras ferramentas práticas e múltiplos documentos de orientação para auxiliar os profissionais de recursos humanos a gerirem eficazmente as questões relacionadas com o envelhecimento saudável no local de trabalho. Eis um bom exemplo.

Rastreio etário (Leeftijdsscan)

Esta ferramenta em linha tem como lema: «medir é conhecer». O rastreio etário permite que os responsables de Recursos Humanos obtenham informações mensuráveis sobre os desafios atuais e futuros que se colocam à sua organização no que diz respeito à gestão em função da idade (ou seja, o perfil etário do seu pessoal e evolução provável).

Ver mais

Compilámos muitas ferramentas e documentos de orientação que podem ajudá-lo a tomar as decisões mais acertadas em domínios que vão desde a promoção da saúde no local de trabalho até às políticas de regresso ao trabalho e a uma avaliação dos riscos sensível à diversidade.

Estudos de casos

Compilámos estudos de casos referentes a iniciativas tomadas por várias empresas para resolverem as questões inerentes ao envelhecimento saudável no local de trabalho. A adaptação do trabalho e a atualização das políticas permitiram-lhes obter benefícios concretos, patentes no exemplo seguinte.

Programa «Health Ahead» do GE Money Bank

O programa «HealthAhead», iniciado em 2010, avalia até que ponto um local de trabalho é seguro e saudável. A pontuação obtida por cada sucursal determina se ela recebe ou não um certificado HealthAhead. Destinado a trabalhadores de todas as idades, o programa envolve ainda a realização de workshops, conferências e rastreios médicos, além de medidas específicas de regresso ao trabalho.

Ver mais

Os nossos estudos de casos, que incluem empresas grandes e pequenas de vários setores, demonstram que uma boa liderança e a participação dos trabalhadores são essenciais para o êxito desses esforços.

Outros recursos relevantes

Se quiser participar na campanha «Locais de trabalho saudáveis para todas as idades» e divulgá-la junto dos seus trabalhadores, temos recursos ao seu dispor. Neles se incluem uma curta-metragem de caráter lúdico, um conjunto de ferramentas que o ajudarão a organizar uma campanha eficaz e vários materiais prontos a usar para fazer passar as mensagens.