You are here

employers-1920x589px.jpg

Entidades patronais

A evolução demográfica tem-se traduzido num envelhecimento da população ativa. Para manter no quadro de pessoal os trabalhadores mais idosos — dos quais as organizações obtêm, com frequência, grandes benefícios em termos de experiência, eficiência e consciência da qualidade — há que promover o trabalho sustentável através de uma boa liderança e da participação dos trabalhadores.

Os locais de trabalho saudáveis e produtivos respondem aos desafios do envelhecimento da mão-de-obra — e há razões económicas imperiosas para que o façam. Felizmente, há muitas ferramentas simples que podem ajudar as empresas de qualquer dimensão a gerirem eficazmente o envelhecimento da mão-de-obra.

Recursos recomendados para si

Ferramentas e orientações práticas

Encontrará aqui ferramentas e orientações desenvolvidas para ajudar as organizações e, sobretudo, as pequenas e médias empresas a gerirem com êxito o envelhecimento da mão-de-obra, mesmo com orçamentos limitados.

Práticas patronais para um envelhecimento ativo

O relatório apresenta vários estudos de casos relativos a práticas inovadoras de diversos Estados‑Membros, ilustrativas dos temas nele abordados: a justificação económica da gestão em função da idade, o mapeamento e planeamento da mão-de-obra, a atitude positiva face ao envelhecimento, o recrutamento de trabalhadores mais velhos, as modalidades de trabalho flexíveis, a manutenção da capacidade de trabalho, o compromisso intergeracional e o planeamento da sucessão.

Ver mais

Estudos de casos

Pode aprender-se muito com as formas como outras empresas enfrentaram os desafios do envelhecimento da mão-de-obra. Estudos de casos como os a seguir apresentados oferecem exemplos práticos de como se podem promover mudanças que tornam um local de trabalho mais saudável e mais produtivo.

Os exames médicos voluntários na Audi

Todos os trabalhadores da Audi têm direito a fazer, voluntariamente, exames médicos completos, cuja frequência aumenta a partir dos 45 anos de idade. A Audi analisa os dados agregados para identificar riscos para a saúde e alterações dos métodos de trabalho que possam ser necessárias.

Ver mais

Poderá encontrar muitas mais ideias e exemplos nos nossos estudos de casos de locais de trabalho de grande ou pequena dimensão, do setor público ou do setor privado. 

Prémios de Boas Práticas da Campanha «Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis»

Os Prémios de Boas Práticas oferecem à sua empresa uma oportunidade de ver reconhecida uma iniciativa de promoção do trabalho sustentável ao longo da vida profissional. Os prémios galardoam as estratégias que contribuem de forma excecional e inovadora para melhorar a segurança e a saúde dos trabalhadores de todas as idades.

Guia eletrónico

O nosso guia eletrónico é uma ferramenta prática para ajudar os empregadores a gerirem a SST no contexto do envelhecimento da mão-de-obra. Analisa as questões fundamentais, sugere formas de resolver os problemas e indica ligações úteis. Interativo e fácil de utilizar, o seu objetivo é auxiliar as empresas de qualquer dimensão a avaliarem e enfrentarem os riscos.

Outros recursos relevantes

Se quiser participar na campanha, pode encontrar algumas sugestões úteis no nosso conjunto de ferramentas para as campanhas e utilizar os nossos materiais de campanha disponíveis em 25 línguas.